PASSAGEM DE CARGO

Novo Comandante assume o Comando-Geral de Apoio

Após mais de dois anos à frente do COMGAP, o Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic passou o comando ao Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert
Publicada em: 25/01/2024 17:27
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

“Comandar esse importante órgão de direção setorial é motivo de muito orgulho, e em particular, tive uma satisfação ainda mais especial, porque voltei à minha terra natal, de onde saí aos 15 anos de idade para ingressar na FAB. Este cargo, nesta cidade, no último posto da minha carreira foi o verdadeiro prêmio para este aviador”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic em seu discurso de despedida, na cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante-Geral de Apoio, realizada nesta sexta-feira (19/01), no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA SP).

A solenidade foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, acompanhado do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; de Oficiais-Generais do Alto-Comando da FAB; de Oficiais-Generais das Forças Armadas; além de outras autoridades civis e militares.

A cerimônia também contou com a presença do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que presidiu o ato da passagem de comando. Na leitura da ordem do dia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno ressaltou importantes feitos da gestão do Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic, e parabenizou características cruciais do Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert, que terão ainda mais relevância ao assumir a chefia do COMGAP.

O novo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert destacou as suas expectativas quanto ao novo cargo. “O desafio é imenso, ainda mais com uma Força Aérea muito mais pujante e moderna. Associo também, nesse momento, a minha felicidade de estar retornando para essa Organização como Comandante-Geral de Apoio, junto com a minha família, em São Paulo, onde sou costumeiramente bem recebido. Para mim é uma grande satisfação”, expressou.

E para abrilhantar ainda mais a ocasião, dois caças F-5M sobrevoaram a cerimônia, durante o desfile militar em continência ao novo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert.

Novo Comandante-Geral de Apoio

O Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert é natural da cidade de Belo Horizonte (MG) e ingressou na Força Aérea Brasileira em 1980, sendo declarado Aspirante a Oficial Aviador em 1986. Foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2022 e realizou todos os cursos de carreira, além dos seguintes: Curso Superior de Defesa; Curso de Logística e Mobilização Nacionais na Escola Superior de Guerra (ESG); MBA em Logística Empresarial, na Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão de Processos, na Universidade Federal Fluminense; dentre outros. Assume o COMGAP após passar pela chefia da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). Conquistou 24 condecorações nacionais e possui mais de 4.000 horas de voo em 10 tipos de aeronaves.

Clique aqui e confira mais detalhes dessa cerimônia militar.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Renata / CECOMSAER

imagens/original/46801/01.jpeg
imagens/original/46801/02.jpeg
imagens/original/46801/04.jpeg
imagens/original/46801/07.jpeg
imagens/original/46801/08.jpeg
imagens/original/46801/09.jpeg
imagens/original/46801/10.jpeg
imagens/original/46801/240119_VIE__44A2841.jpg